A valorização de um imóvel é determinada por uma série de fatores distintos. Caso você esteja planejando adquirir ou anunciar um, é imprescindível analisar alguns aspectos para fechar um bom negócio.
Itens como a vista da residência, a infraestrutura da região, a regularidade da documentação, a disponibilidade de transporte público e a facilidade de acesso são alguns exemplos. Sendo assim, continue acompanhando este post e confira . nossa lista com os principais pontos que influenciam essa questão e de que maneira isso acontece!
1. Localização
O local e as formas de acesso até o imóvel desejado são os primeiros pontos que você precisa analisar, ao pensar em adquirir um novo imóvel ou alugar o seu.
A localzação é tão importante que imóveis situados em regiões diferentes possuem valores diferentes, mesmo que suas características sejam semelhantes. Por exemplo: um apartamento de 100 m² e 3 quartos localizado em um bairro popular custará menos do que uma residência com as mesmas dimensões, mas que se encontra em um bairro nobre da cidade.
2. Condições do imóvel
Outro ponto importante que você deve analisar são as condições em que a residência se encontra. Sobretudo se estiver em busca ou anunciando uma construção usada. O estado da estrutura da casa, o nível de depreciação e a qualidade dos materiais utilizados pesam bastante nos preços praticados no mercado.
Empreendimentos recém finalizados costumam ganhar mais valorização do que construções mais antigas.
3. Segurança
A segurança também impacta muito na valorização de um imóvel. A alta taxa de criminalidade dos centros urbanos preocupa a todos e o que mais eleva os valores são as regiões mais tranquilas e que possuem recursos contra esses males da sociedade.
Portanto, tenha em mente que os imóveis com câmeras de segurança e vigilante 24h custarão mais caro do que aqueles sem essas proteções.
4. Vizinhança
Ao contrário do que a maioria pensa, a vizinhança também é uma parte integrante de uma propriedade. Nesse aspecto, você precisa entender que a vizinhança não é composta por somente o perfil de moradores, mas também pelo tipo de construções que cerca uma determinada residência.
Sendo assim, avalie se os prédios e casa ao redor do imóvel que deseja são de boa qualidade. Esse é um fator de grande impacto na valorização da construção.
5. Condomínio
Você não pode esquecer da infraestrutura que o condomínio — de casas ou apartamentos — oferece aos seus moradores. Os itens de segurança como citamos anteriormente são indispensáveis. Por sua vez, boas opções de lazer podem afetar positivamente ou negativamente o valor do imóvel.
Se for um condomínio que possui várias unidades autônomas, certamente opções como brinquedoteca, piscina, quadra de esportes, salão de festas etc. valorizam o imóvel. Em contrapartida, se estes itens estão presentes em um condomínio com poucas unidades, certamente a taxa condominial experimentada pelos condôminos será alta e, por conseguinte, poderá causar um impacto negativo no valor do imóvel.
Isto significa que se deve sempre avaliar se os itens disponíveis no condomínio estão em conformidade com o padrão e números de unidades existentes.
Estas são as principais variáveis que afetam a valorização de um imóvel conforme demonstrado aqui. Lembre-se de levá-las em consideração na hora de escolher o seu imóvel ou de anunciá-lo. De todo modo, recomendamos que você peça a orientação de uma empresa especializada no assunto. Seus conhecimentos lhe auxiliarão ainda mais nesse processo.
Gostou deste artigo? Então, venha conhecer o Portofino Residencial e veja se ele atende às suas necessidades!