Quem tem criança em casa sabe da importância de manter um ambiente seguro. Afinal, as crianças estão na fase da descoberta, da curiosidade e não conseguem compreender os riscos que alguns ambientes podem oferecer. Por isso, preparamos um guia especial sobre como manter o apartamento seguro!
8 dicas para um apartamento seguro
Prever situações de risco faz parte da rotina dos pais de crianças. É normal que os adultos identifiquem possíveis riscos para as crianças e adequem espaços e atividades. E, para facilitar esses cuidados, separamos algumas dicas importantes:
1- Instale telas nas janelas e varandas
Instalar telas nas janelas e varandas é a primeira dica para estabelecer a segurança de um apartamento com criança. Afinal, crianças brincam e gostam de se aventurar e as janelas e varandas podem parecer convidativas, gerando graves acidentes.
2- Prenda os móveis nas paredes e use protetores de quinas
Fixar os móveis nas paredes é outra dica para evitar que tombos sejam agravados. Por isso, se puder, invista em móveis planejados e bem estruturados. Outra dica relacionada aos móveis é utilizar, sempre que necessário, protetores de quinas.
3- Mantenha remédios, bebidas alcoólicas e produtos de limpeza em lugares seguros
O tipo de embalagem, as cores e os odores de remédios, bebidas alcóolicas e produtos de limpeza podem atrair a atenção das crianças e instigar o consumo desses produtos tóxicos para elas. Por isso, armazene de maneira adequada esses itens, de preferência em locais altos e de fácil monitoramento.
4- Proteja tomadas e fios elétricos
As tomadas e os fios podem render acidentes com eletricidade. Por isso, mantenha o ambiente seguro, evitando deixá-los expostos.
5- Cuidado com fogão e materiais cortantes
Na cozinha, mantenha os cabos das panelas para dentro e utilize, sempre que possível, as bocas menos expostas do fogão. Assim, você evita que as crianças puxem as panelas ou acessem o fogo, derrubando materiais quentes ou entrando em contato diretamente com o fogo.
Outra questão é manter fora do alcance das crianças as facas e tesouras utilizadas na cozinha.
6- Deixe as camas mais seguras
Dependendo da idade da criança, é recomendado utilizar camas mais baixas ou com protetores laterais. Muitas crianças ficam agitadas durante o sono e podem sofrer quedas.
7- Mantenha as portas dos banheiros fechadas
Manter as portas dos banheiros fechadas pode evitar acidentes nos vasos sanitários e nos boxes dos chuveiros. Uma dica de segurança simples, mas eficaz!
8- Acompanhe as crianças nos elevadores e espaços de lazer
Esta não é uma dica para preparar o ambiente para as crianças, é uma dica de ação. Em prédios com elevadores e espaços compartilhados de lazer, como brinquedotecas ou playgrounds, é necessário que o adulto acompanhe as crianças. Esse tipo de supervisão evita acidentes nos elevadores, escadas ou com os brinquedos compartilhados.
Com todas essas dicas práticas, muitos acidentes poderão ser evitados. Dessa forma, o seu apartamento ficará mais seguro e você evitará grandes problemas.
E se você gostou deste conteúdo, acesse o perfil da Muniz e Costa no Instagram. Temos certeza que você também irá gostar dos conteúdos que publicamos por lá!