fbpx

Como fazer o planejamento financeiro para a compra de um imóvel?

Planejamento financeiro

Comprar uma casa ou apartamento é uma ocasião de grande importância na vida de qualquer pessoa. Entretanto, realizar esse objetivo não é tarefa simples. É preciso muita organização e planejamento financeiro para adquirir o imóvel desejado sem complicações, seja por meio de um financiamento, consórcio ou mesmo pagamento à vista.

Isso porque, fechar um negócio como esse precipitadamente pode impactar sua saúde financeira a longo prazo e trazer prejuízos para você e sua família. Sendo assim, foi pensando em lhe ajudar que elaboramos o conteúdo de hoje.

Continue acompanhando este post e confira como se planejar para comprar um imóvel!

Tenha um controle de receitas e despesas

Aquela sensação de que o mês sempre dura mais do que o seu salário pode ser fruto de má administração das finanças pessoais. Para evitar que isso se torne uma constante, comece anotando todos os seus ganhos e despesas recorrentes.

O ponto aqui é conseguir visualizar com o que o seu dinheiro está sendo gasto e onde você pode economizar para fazê-lo sobrar no fim do mês.

Elimine gastos desnecessários

Depois de categorizar sua receita e despesas, comece a reduzir os gastos desnecessários ou mesmo eliminá-los por completo.

Você pode, por exemplo, trocar a assinatura do pacote premium da TV a cabo por um mais básico, reduzir o número de refeições feitas fora de casa e encontrar alternativas mais baratas de lazer. Procurar formas de ter uma renda extra também é uma boa opção.

Tenha uma reserva de emergência

A primeira parte desse planejamento financeiro é voltada para que você consiga fazer sobrar dinheiro todos os meses e, assim, construir uma reserva de emergência.

Só depois de garantir sua segurança financeira é que você poderá partir em busca da casa própria. Uma reserva serve para cobrir despesas inesperadas e possíveis gastos com a mudança – afinal as despesas vão além do valor do novo imóvel.

Pesquise e calcule os gastos com o novo imóvel

Conforme citamos mais acima, os custos que envolvem a compra e venda de uma residência vão além do preço do imóvel. Então, antes de assinar qualquer contrato, pesquise e calcule o quanto terá de pagar com impostos, taxas de documentação, melhorias e manutenção da moradia, compra de móveis novos,decoração, entre outros.

Construa uma poupança

Quando falamos em poupança, não significa guardar seu dinheiro em uma caderneta de poupança. Trata-se de poupar parte dos seus ganhos e juntar a quantia necessária para custear tudo o que envolve a compra da sua nova moradia.

E depois de organizar seus gastos, reduzir despesas, aumentar sua renda e calcular o valor das transações, conseguirá poupar as parcelas mensais sem maiores dificuldades. Um bom planejamento financeiro é essencial para todos que desejam comprar uma nova casa, seja o primeiro apartamento ou não.

Feito isso, você precisa definir como pretende realizar este sonho, já que existem diversos tipos de financiamento no mercado. Basta analisar os prós e os contras de cada um e escolher aquele que mais lhe beneficiará.

Agora que você já sabe como se planejar financeiramente para comprar um imóvel, conheça as principais linhas de financiamento imobiliário!

Compartilhe: