Conquistar a casa própria ainda é visto como o sonho de muitas famílias. De fato, existem muitas vantagens de se adquirir um imóvel, mas, antes de mergulhar com tudo nessa decisão, é preciso entender qual decisão é mais vantajosa: comprar ou alugar uma residência?
São muitos os cuidados que você precisa tomar antes de decidir como adquirir sua nova casa. Portanto, continue acompanhando este artigo e confira os pontos positivos e negativos de cada processo!
Vantagens e desvantagens de alugar um imóvel
Inicialmente, os benefícios de optar pelo aluguel de um imóvel se apresentam nos custos. O investimento imediato necessário ao alugar uma propriedade é muito menor do que o valor cobrado em uma compra. Além disso, não é preciso pagar taxas ou entradas para começar a morar.
Outra vantagem é que o aluguel dá mais liberdade de mudanças, já que o compromisso formado é mais leve. Geralmente, os prazos para locação não passam de dois anos e os pontos referentes à multas e outras medidas de segurança estão detalhadas no contrato.
A maior desvantagem está no fato e que o morador fica suscetível às decisões do proprietário, como aumento do valor do aluguel, permissões para reformas, entre outras. Há ainda a necessidade de firmar o seguro fiança, uma forma de confirmar que você conseguirá pagar o aluguel todos os meses.
Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel
Comprar ou alugar uma casa é uma decisão que deve ser bem pensada, já que existem diversos fatores importantes. Para quem decide pela compra, por exemplo, existe a vantagem de ser possível modificar o imóvel como bem entender, afinal de contas, ele é seu. A construção de patrimônio também é um grande benefício, pois, se trata de um bem econômico que poderá ser convertido em fonte de renda futuramente.
O conforto e a segurança estão garantidos, independentemente se a compra foi realizada à vista ou por um financiamento. Além disso, as negociações da aquisição de uma propriedade são sempre pensadas para que o interessado consiga arcar com os custos sem complicações.
A única desvantagem de conseguir uma casa própria são as consequências de um planejamento ineficaz. Uma transação desse tipo requer muita preparação, sobretudo financeira. Além disso, essa pode não ser a melhor forma de conseguir uma nova moradia caso você não pretenda viver em um local por muito tempo.
Colocando a decisão na ponta do lápis
Em suma, a alternativa mais viável dependerá de como você se planejou e qual estilo de vida pretende adotar. Caso queira permanecer em um bairro ou cidade por um longo prazo — mais que 10 anos — comprar o imóvel é uma excelente opção. Mesmo que tenha feito um financiamento, você permanecerá por tempo suficiente na residência para que o acordo não se torne um prejuízo.
Contudo, caso não deseje criar raízes ainda, a alternativa mais prática é o aluguel. Apesar de poder alugar sua propriedade para terceiros, futuramente, viver de aluguel significa viver com mais liberdade para se mudar, permitindo um estilo de vida menos estável.
Como você pode notar, a decisão entre comprar ou alugar uma casa depende de diversos fatores. Porém, um aluguel só é bem-vindo para quem costuma se mudar com frequência. A compra de uma residência é muito mais benéfica para a maioria das situações, pois, representa segurança, conforto, mais estabilidade financeira e gera a criação de um patrimônio rentável futuramente.
Agora que você já entendeu qual a melhor opção, confira nosso mais recente empreendimento e baixe o nosso e-book!