Diversos aspectos, políticos e sociais, afetaram a economia do país em 2018, como o período de eleições e a greve dos caminhoneiros. Isso resultou em menos poder de compra para os consumidores, inclusive no setor de imóveis, e um clima de insegurança. Contudo, apesar da estagnação financeira, os primeiros sinais de aquecimento aparecem e as perspectivas para o mercado imobiliário em 2019 são muito promissoras.
Sendo assim, continue acompanhando este artigo para você compreender os principais fatores que reforçam as projeções positivas para o segmento no próximo ano. Confira!
Estabilização da política econômica
O ciclo positivo do setor imobiliário depende do equilíbrio de inúmeros aspectos, como a situação política do país, por exemplo. Portanto, à medida que esse ponto vai se estabelecendo nos próximos meses, o mercado também encontrará sua estabilidade.
Previsões dos indicadores econômicos
O mercado imobiliário em 2019 enfrentará uma nova fase. Os indicadores prevêem uma taxa básica de juros em torno de 8% ao ano e uma inflação entre 3% e 4%. Com taxas mais estáveis, o poder de compra do consumidor aumenta, melhorando a oferta de novos empreendimentos, principalmente para quem deseja adquirir a primeira residência.
Oferta de crédito barato
Em 2019, haverá uma liberdade maior para o oferecimento de empréstimos e financiamentos de imóveis. Isso porque, a nova estipulação do CMN (Conselho Monetário Nacional) beneficiará bastante consumidores e incorporadoras do setor. As novas regras determinam que 80% dos fundos destinados a financiamentos imobiliários poderão ser concedidos para outras linhas de crédito.
Ou seja, após a sua vigência, existirão outras alternativas além do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) para se conseguir uma propriedade. Então, os compradores terão mais facilidade na aquisição de bens imóveis em 2019, seja na planta, pronto para morar ou usado.
Foco em novas construções
Com a calmaria prevista para setor econômico, os investimentos em construções de imóveis de médio e alto padrão tendem a aumentar. As baixas taxas de juros esperadas para o período atrairão investidores que procuram alternativas seguras para as suas carteiras. Além disso, é em épocas de estabilidade financeira que a demanda por novas moradias cresce.
Credibilidade na compra e venda de imóveis online
Em 2018, houve bastante desorganização nas plataformas digitais que dão suporte à compra e venda de imóveis online. Foram anúncios feitos sem imagens, com informações incompletas e ofertas pouco atrativas.
Portanto, para compensar esses acontecimentos e atender à demanda mais exigente de consumidores, tais plataformas procuraram reformular suas políticas para abrigar anúncios completos e de qualidade.
As projeções para o mercado imobiliário em 2019 são bem positivas. Afinal, após um longo período de instabilidade, só resta a recuperação e o aquecimento do setor. Entretanto, isso não significa que você não precisa ter atenção na hora de procurar as melhores ofertas.
Pesquise bastante e escolha sempre as alternativas que lhe serão mais benéficas antes de fechar qualquer negócio.
Gostou deste artigo? Então, baixe o nosso ebook, confira nosso mais novo empreendimento e garanta já sua nova residência para o próximo ano!