Muitas pessoas amam morar em apartamento, mas sentem falta de um contato mais próximo com a natureza. Principalmente se o imóvel for localizado em área urbana. Uma solução para isso é trazer o verde para o ambiente interno. Isso mesmo, é possível cultivar plantas em apartamentos.
Não sabe por onde começar? Vamos ajudar você. Neste artigo, apontamos os benefícios e as melhores espécies de plantas para cultivar em apartamentos. Confira os próximos tópicos!
Qual é o benefício de ter plantas em apartamento?
Não importa se a metragem interna do imóvel é grande ou pequena, sempre existe um espaço para uma plantinha. Um dos benefícios de compartilhar o apartamento com plantas é a melhoria da qualidade de vida. Visto que as flores e folhagens tem um efeito calmante e alegra os nossos dias.
Outra vantagem é utilizar as plantas como decoração. Se souber combiná-las com a mobília, cores de paredes, objetos etc., o seu imóvel ficará mais bonito e agradável.
Espécies ideais para cultivar no apartamento
Vale lembrar que nem todas as espécies de plantas se adaptam bem a ambientes internos. Como saber as corretas? Confira as dicas a seguir.
Lança de São Jorge
Os cantinhos do apartamento ficarão lindos com a presença da lança de São Jorge. Seu formato vertical confere também elegância e um toque leve ao ambiente. Essa espécie só precisa de uma rega mais generosa a cada 15 dias. Porém, a terra deve permanecer úmida todos dos dias.
Violetas
As flores da violeta encantam os olhos com suas tonalidades vibrantes. São espécies fáceis de encontrar e não costumam ser caras. Com um pouco de criatividade, a violeta fica perfeita ao lado de cortinas e em cima de móveis. Para mantê-las vivas, é preciso garantir uma boa iluminação e rega a cada 2 dias.
Gérberas
Quer levar mais alegria para o seu apartamento? Então, opte pelas gérberas. Suas cores são quentes, coloridas e vivas. Sendo assim, elas contrastam bem com cores neutras. O melhor modo de cuidar das gérberas é posicioná-las em um local que receba bastante iluminação solar. As regas devem ser frequentes, mas moderadas.
Jade
A Jade tem a cara da vida em apartamento. É uma planta versátil, prática de cuidar e combina com a decoração de qualquer ambiente. Quanto às regas, não precisam ser frequentes, pois ela armazena água e é bem resistente. Já a iluminação: tanto faz. A Jade se adapta bem ao sol direto ou meia-sombra.
Samambaias
Nessa lista não podem faltar as samambaias: tida por muitos como a queridinha dos ambientes internos. Essa planta pode ser pendurada em vasos suspensos, ficam bem em corredores, varandas e salas. A espécie não precisa de muita iluminação. Já as regas devem ser constantes e generosas.
Não dá para imaginar a vida sem plantas! Sem dúvidas, elas foram criadas para tornar a nossa existência mais agradável e interessante. Então, aproveite as dicas de espécies que demos neste artigo e deixe a natureza fazer parte do seu apartamento.
Gostou do nosso artigo? Notou como é possível cultivar plantas em apartamentos? Então, aproveite para conhecer o perfil da construtora Muniz e Costa no Instagram!